quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CAFÉ - CURIOSIDADES E HISTÓRIA



O café no Brasil


Com origens na Etiópia central, o café atravessou os cinco continentes, chegando ao Oriente, América do Norte, Europa e, naturalmente, ao Brasil. Nos países europeus o consumo da bebida já era bastante apreciado. Os franceses, ainda no século XVIII, trouxeram as primeiras mudas para a América do Sul. Aqui as plantações começaram em Belém do Pará através do contato de estrangeiros com o povo local. Porém, a planta se adaptou bem no sudeste e só ganhou atenção depois de 1820.
A produção de café exigia grandes áreas de terras e muita mão-de-obra e, assim, os escravos trabalhavam nas lavouras. Diversas regiões foram exploradas e, nesse meio tempo, a abolição estava em processo. Entre problemas com o solo, exportações e crises, o café sobreviveu e influenciou a história econômica e política do nosso país.
Hoje, ele é uma das bebidas mais populares e possui um momento garantido na rotina de muitos brasileiros. Além disso, o país se destaca como o maior produtor do mundo.

Grãos e técnicas

Existem muitas marcas de café nacionais e a variedade de grãos é enorme. Além do preparo, cultivo e colheita, é fundamental se atentar ao tipo de grão, pois ele influencia no sabor e aroma final.
Há duas classificações principais de café, a Arábica e a Robusta. Ambas contam com diversos subtipos, sendo que a primeira é considerada mais nobre e utilizada para cafés especiais. Muitas destas espécies são cultivadas no Brasil e a colheita do grão é realizada manualmente. A Robusta possui um aroma intenso e sua colheita é feita por máquinas, representando grande parte da produção mundial de café.
Há ainda a possibilidade de fazer uma mistura de grãos com características distintas. Essa composição é conhecida como Blend e precisa ser feita de maneira harmônica para alcançar um padrão de cor e sabor de boa qualidade.

Decoração para um café especial

Seja no café da manhã ou no fim da tarde, é sempre aprazível reservar um momento para o café. A decoração da mesa precisa ser bonita e organizada, harmonizando os materiais e as tonalidades.
Jogos de café com pratos, xícaras e pires em cerâmica ou porcelana são as preferidas para o café. Para uma mesa sóbria e elegante aposte em tons suaves. As cores mais fortes são interessantes para momentos de alegria e descontração com os amigos e a família.
Estampas ou arranjos florais também são indispensáveis para elaborar uma composição convidativa e agradável. Escolha um bule ou cafeteira que dialogue com as outras peças. Depois é só servir com bom gosto e beleza!

Tradições e tecnologia

Preparar o café em sua casa está cada vez mais fácil, prático e rápido. O que era um processo trabalhoso agora se transforma em um simples apertar de botões para apreciar diversas variedades da bebida. Há cafeteiras, máquinas de expresso e aparelhos para cappuccino que são mais acessíveis no mercado e chegam em diferentes modelos e com as funções mais variadas.
Alumínio, metal e aço inox são materiais bastante utilizados para a produção dessas tecnologias, pois apresentam resistência e boa durabilidade. Há também opções coloridas, com visual moderno e jovial, assim como itens com design clean, que apostam na aparência organizada e uniforme.
Aproveite para escolher seus produtos favoritos e tornar o momento do café mais prazeroso e prático!